Obras da futura ponte do Corredor Bioceânico atingiram 13% de avanço global

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As obras continuam em bom ritmo em ambos os lados da futura ponte internacional que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil), expondo até o momento uma execução total de 13%, segundo relatórios dos responsáveis ​​pela a construção da Ponte Bioceânica.

O relatório detalha que, do lado paraguaio, estão em andamento intensas obras no setor da estrutura de encontro que formará o viaduto de acesso, incluindo a montagem dos pilares estruturais do referido acesso.

Enquanto isso, as atividades de instalação de cabeças e estacas avançam nas duas margens do rio Paraguai (PY e BR). Tudo isso é acompanhado pelos correspondentes testes de carga dinâmica em cada uma das estacas instaladas para determinar a resistência correta da base estrutural da futura passarela.

De acordo com os dados técnicos fornecidos, está prevista a instalação de um total de 300 estacas distribuídas entre as duas margens. As estacas são cilindros de betão armado que servirão de fundação à ponte e têm uma profundidade variável entre os 33 e os 43 metros e estão encaixados no maciço rochoso denominado xisto.

Já os Headers, são componentes estruturais de concreto armado, de considerável volume e rigidez, que cumprem a função de ligação das estacas que transferem as cargas da superestrutura para o subsolo.

Por sua vez, do lado brasileiro, informaram que já começaram os trabalhos para a instalação das estacas de 2 metros que servirão de base na infraestrutura da torre estaiada destinada ao país vizinho.

A ponte Bioceânica é integralmente financiada pela parte paraguaia da Itaipu Binacional, que investiu o montante de G. 616.836.755.744.

Executado pelo Consórcio PYBRA, é peça chave da chamada Rota Bioceânica, que permitirá a interação de portos localizados nos oceanos.

Fonte: https://www.mopc.gov.py

 

 

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